QUEM SOMOS
PROJETO CRIAÇÃO DE ÁREAS
PROTEGIDAS MUNICIPAIS NO MATOPIBA
Desafios globais como as mudanças climáticas, o crescimento populacional e a demanda mundial por alimentos impõem aos moradores do campo e das cidades a necessidade da conservação do Cerrado.
Os incentivos econômicos para a monocultura bem como o crescimento das cidades e o aumento do uso de recursos naturais trouxeram grandes mudanças nas paisagens naturais do bioma, resultando em fragmentação do habitat, perda de biodiversidade, desmatamento, erosão do solo e diminuição na disponibilidade da água.
A mudança rápida e extensiva do uso da terra do Cerrado, especialmente no MATOPIBA, fronteira agrícola que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, reforça a necessidade de implementar estratégias eficazes de conservação em seus remanescentes naturais.
Ainda existem fragmentos de vegetação natural de grande importância para o meio urbano e rural que merecem ser valorizados, protegidos e gerar benefícios à sociedade. A criação de espaços protegidos é a meta do projeto Criação de Áreas Protegidas Municipais no MATOPIBA, que tem com o objetivo ajudar a expandir uma rede de conservação do Cerrado, especialmente nas regiões que são consideradas áreas-chave para a biodiversidade. Essas áreas englobam justamente a porção centro-sul do Tocantins e o oeste da Bahia, além de arredores do MATOPIBA.
Nossas ações
Buscamos identificar iniciativas de proteção de áreas naturais em escala municipal e prestar apoio direto a iniciativas locais, cooperando em nível regional para a criação de Unidades de Conservação e outras áreas protegidas nos municípios, na paisagem urbana ou rural, como:
-
Áreas de manejo extrativista da biodiversidade e de desenvolvimento sustentável;
-
Estações e reservas ecológicas de proteção da ora e da fauna;
-
Parques e florestas naturais municipais;
-
Jardins botânicos e hortos florestais;
-
Monumentos naturais de interesse local;
-
Áreas de proteção de mananciais de água;
-
Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN);
-
Áreas de proteção da vida silvestre e de recursos naturais.

ÁREA DE ATUAÇÃO
A região do Matopiba foi escolhida pelo projeto devido a sua importância social, econômica e produtiva. Inicialmente, nossa atuação acontece em duas áreas focais:

Os benefícios aos municípios interessados na criação de áreas de proteção municipais podem incluir, entre outros, o apoio direto a ações visando:
• Criação de unidades de conservação e de outras áreas de proteção ambiental municipais;
• Mapeamentos e estudos sobre potenciais áreas para proteção da natureza;
• Gestão ambiental de áreas protegidas;
• Capacitação de gestores municipais para a criação de áreas preservadas;
• Proteção de recursos naturais de importância municipal, como mananciais de captação de água, monumentos naturais de interesse turístico, produtos coletados pelo extrativismo no Cerrado, fragmentos de vegetação e da fauna nativa do Cerrado, entre outros;
Proporcionar benefícios sociais e econômicos à sociedade local, por meio da ampliação das áreas municipais protegidas, como:
• Maior contato da população com a natureza preservada;
• Uso sustentável dos recursos naturais, da ora e da fauna;
• Valorização da produção extrativista local;
• Promoção do turismo local;
• Oferta de espaços ao ar livre para a prática de esportes e de lazer;
• Segurança para o abastecimento de água;
• Educação ambiental.