FALE CONOSCO    

PROJETO CRIAÇÃO DE ÁREAS

PROTEGIDAS MUNICIPAIS NO MATOPIBA

Desafios globais como as mudanças climáticas, o crescimento populacional e a demanda mundial por alimentos impõem aos moradores do campo e das cidades a necessidade da conservação do Cerrado.

 

Os incentivos econômicos para a monocultura bem como o crescimento das cidades e o aumento do uso de recursos naturais trouxeram grandes mudanças nas paisagens naturais do bioma, resultando em fragmentação do habitat, perda de biodiversidade, desmatamento, erosão do solo e diminuição na disponibilidade da água.

 

A mudança rápida e extensiva do uso da terra do Cerrado, especialmente no MATOPIBA, fronteira agrícola que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, reforça a necessidade de implementar estratégias eficazes de conservação em seus remanescentes naturais.

Ainda existem fragmentos de vegetação natural de grande importância para o meio urbano e rural que merecem ser valorizados, protegidos e gerar benefícios à sociedade. A criação de espaços protegidos é a meta do projeto Criação de Áreas Protegidas Municipais no MATOPIBA, que tem com o objetivo ajudar a expandir uma rede de conservação do Cerrado, especialmente nas regiões que são consideradas áreas-chave para a biodiversidade. Essas áreas englobam justamente a porção centro-sul  do Tocantins e o oeste da Bahia, além de arredores do MATOPIBA.